Scientific Electronic Library Online

Coleção da biblioteca
versão impressa ISSN 0101-3262

Fascículo mais visitados

(medido através do acesso ao sumário,
aos resumos e aos artigos em HTML e em PDF

*  A contagem iniciou-se em Maio de 1999.


Mostra os fascículos visitados vezes ou mais.    

Página1 de 6 [Primeira]  [Anterior]  [Próxima]  [Última]

n. de acessos

referência ao artigo

229162 BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cad. CEDES, 1999, vol.19, no.48, p.69-88. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

135337 HÖFLING, ELOISA DE MATTOS. Estado e políticas (públicas) sociais. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.55, p.30-41. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

130206 LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.46, p.68-80. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

118354 FERREIRA, Júlio Romero. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.46, p.7-15. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

113517 SOUSA, Eustáquia Salvadora de e ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cad. CEDES, 1999, vol.19, no.48, p.52-68. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

92067 OLIVEIRA, Maria Waldenez de. Gravidez na adolescência: Dimensões do problema. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.45, p.48-70. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

88998 AQUINO, Júlio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.47, p.07-19. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

86884 MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação escolar de deficientes mentais: problemas para a pesquisa e o desenvolvimento. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.46, p.00-00. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

83670 STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.53, p.69-83. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

79801 BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.44, p.19-32. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

71296 VAGO, Tarcísio Mauro. Início e fim do século XX: maneiras de fazer educação física na escola. Cad. CEDES, 1999, vol.19, no.48, p.30-51. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

66629 FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.53, p.31-55. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

63762 SCARPATO, Marta Thiago. Dança educativa: um fato em escolas de São Paulo. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.53, p.57-68. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

61798 VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?. Cad. CEDES, 2003, vol.23, no.61, p.267-281. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

60262 GUSMãO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Cad. CEDES, 1997, vol.18, no.43, p.8-25. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

60230 CARTOLANO, Maria Teresa Penteado. Formação do educador no curso de pedagogia: a educação especial. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.46, p.29-40. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

60158 FONSECA, Marília. Projeto político pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar. Cad. CEDES, 2003, vol.23, no.61, p.302-318. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

58887 BUENO, José Geraldo Silveira. Surdez, linguagem e cultura. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.46, p.41-56. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

54993 DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.44, p.85-106. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

53197 DI PIERRO, MARIA CLARA, JOIA, ORLANDO e RIBEIRO, VERA MASAGÃO. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.55, p.58-77. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

50409 VIEIRA, EVALDO. A política e as bases do direito educacional. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.55, p.9-29. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

45268 CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cad. CEDES, 2005, vol.25, no.66, p.185-207. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

44003 MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular. Cad. CEDES, 2000, vol.20, no.52, p.41-54. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

43928 CUNHA, Elizangela Lelis da. Ressocialização: o desafio da educação no sistema prisional feminino. Cad. CEDES, 2010, vol.30, no.81, p.157-178. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

37704 MAZZEU, Francisco José Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.44, p.59-72. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

37122 FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Cad. CEDES, 2005, vol.25, no.67, p.378-388. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

36090 FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cad. CEDES, 2004, vol.24, no.62, p.64-81. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

35832 LACERDA, Cristina B.Feitosa de. A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais: trabalhando com sujeitos surdos. Cad. CEDES, 2000, vol.20, no.50, p.70-83. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

32170 LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES, 2006, vol.26, no.69, p.163-184. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

31944 CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES, 2005, vol.25, no.66, p.227-247. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

31522 MARIN, Alda Junqueira. Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.44, p.8-18. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

30263 MOURA, Anna Regina Lanner de. Memorial: Fazendo-me professora. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.45, p.24-47. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

28489 BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES, 2004, vol.24, no.62, p.26-43. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

28044 RODRIGUEZ, VICENTE. Financiamento da educação e políticas públicas: o Fundef e a política de descentralização. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.55, p.42-57. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

27722 VAIDERGORN, José. Ensino religioso, uma herança do autoritarismo. Cad. CEDES, 2008, vol.28, no.76, p.407-411. ISSN 0101-3262.

        · texto em português

27441 SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. CEDES, 2003, vol.23, no.61, p.283-301. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

27387 KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Liberalismo, neoliberalismo e educação especial: algumas implicações. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.46, p.16-28. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

25797 GóES, Maria Cecília Rafael de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cad. CEDES, 2000, vol.20, no.50, p.9-25. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

25750 PEIXOTO, Renata Castelo. Algumas considerações sobre a interface entre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Língua Portuguesa na construção inicial da escrita pela criança surda. Cad. CEDES, 2006, vol.26, no.69, p.205-229. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

24942 ARCE, Alessandra. O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cad. CEDES, 2004, vol.24, no.62, p.9-25. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

23887 ANDRé, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Tendências atuais da pesquisa na escola. Cad. CEDES, 1997, vol.18, no.43, p.46-57. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

23788 ABRAMOWICZ, Anete. Contos de Perrault, imagens de mulheres. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.45, p.80-98. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

23544 ZAMBONI, Ernesta. Projeto pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais: identidade nacional e consciência histórica. Cad. CEDES, 2003, vol.23, no.61, p.367-377. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

22582 ROSSLER, João Henrique. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. CEDES, 2004, vol.24, no.62, p.100-116. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

21905 VAZ, Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a naturaza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cad. CEDES, 1999, vol.19, no.48, p.89-108. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

21036 ROSSI, VERA LÚCIA SABONGI DE. Desafio à escola pública: tomar em suas mãos seu próprio destino. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.55, p.92-107. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

20459 DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. CEDES, 2004, vol.24, no.62, p.44-63. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

20273 SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cad. CEDES, 2000, vol.20, no.51, p.9-28. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

19871 SILVA, MAURÍCIO ROBERTO DA. Recortando e colando as imagens da vida cotidiana do trabalho e da cultura lúdica das meninas-mulheres e das mulheres-meninas da Zona da Mata Canavieira Pernambucana. Cad. CEDES, 2002, vol.22, no.56, p.23-52. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

18789 CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. CEDES, 2005, vol.25, no.66, p.209-225. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

18603 SILVA, Ana Márcia. Elementos para compreender a modernidade do corpo numa sociedade racional. Cad. CEDES, 1999, vol.19, no.48, p.07-29. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

17518 LIMA, Ari. Funkeiros, timbaleiros e pagodeiros: notas sobre juventude e música negra na cidade de Salvador. Cad. CEDES, 2002, vol.22, no.57, p.77-96. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

17414 FERNANDES, Ciane. Esculturas líquidas: a pré-expressividade e a forma fluida na dança educativa (pós) moderna. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.53, p.7-29. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

17152 SILVA, Sheyla Pinto da. Considerações sobre o relacionamento amoroso entre adolescentes. Cad. CEDES, 2002, vol.22, no.57, p.23-43. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

17128 MAGRO, Viviane Melo de Mendonça. Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop. Cad. CEDES, 2002, vol.22, no.57, p.63-75. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

16624 SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cad. CEDES, 2008, vol.28, no.76, p.291-312. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

16565 QUADROS, Ronice Müller de. Políticas lingüísticas e educação de surdos em Santa Catarina: espaço de negociações. Cad. CEDES, 2006, vol.26, no.69, p.141-161. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

16233 DAUSTER, Tania. Um outro olhar: Entre a antropologia e a educação. Cad. CEDES, 1997, vol.18, no.43, p.38-45. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

16121 SILVA, Daniele Nunes Henrique. Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?. Cad. CEDES, 2006, vol.26, no.69, p.121-139. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

15887 VADEMARIN, Vera Vanessa. O discurso pedagógico como forma de transmissão do conhecimento. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.44, p.73-84. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

15677 ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. Educação escolar e higienização da infância. Cad. CEDES, 2003, vol.23, no.59, p.39-56. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

15039 CORRêA, Rosa Lydia Teixeira. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Cad. CEDES, 2000, vol.20, no.52, p.11-23. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

15031 MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A leitura de romances no século XIX. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.45, p.71-85. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14923 HöFLING, Maria Arlete Zülzke. As páginas de história. Cad. CEDES, 2003, vol.23, no.60, p.179-188. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14856 TUMA, Magda Madalena, CAINELLI, Marlene Rosa e OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES, 2010, vol.30, no.82, p.355-367. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14733 RIOS, Luís Felipe, PIMENTA, Cristina, BRITO, Ivo et al. Rumo à adultez: oportunidades e barreiras para a saúde sexual dos jovens brasileiros. Cad. CEDES, 2002, vol.22, no.57, p.45-61. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14718 ITANI, Alice. A violência no imaginário dos agentes educativos. Cad. CEDES, 1998, vol.19, no.47, p.36-50. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14708 ANTONIO, Clésio Acilino e LUCINI, Marizete. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. CEDES, 2007, vol.27, no.72, p.177-195. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14535 NEVES, Lúcia Maria Bastos P. Cidadania e participação política na época da Independência do Brasil. Cad. CEDES, 2002, vol.22, no.58, p.47-64. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14497 ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES. Sobre a atualidade do conceito de Indústria Cultural. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.54, p.9-18. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14497 LEITE, MARIA ISABEL FERRAZ PEREIRA. Brincadeiras de menina na escola e na rua: reflexões da pesquisa no campo. Cad. CEDES, 2002, vol.22, no.56, p.63-80. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14491 MELIà, Bartomeu. Educação indígena na escola. Cad. CEDES, 1999, vol.19, no.49, p.11-17. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14360 FERREIRA JR., Amarilio e BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Cad. CEDES, 2008, vol.28, no.76, p.333-355. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14293 MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE. Uma educação do olho: as imagens na sociedade urbana, industrial e de mercado. Cad. CEDES, 2001, vol.21, no.54, p.28-40. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14269 DORE, ROSEMARY. Apresentação: Gramsci, intelectuais e educação. Cad. CEDES, 2006, vol.26, no.70, p.285-289. ISSN 0101-3262.

        · texto em português

14233 FáVERO, Altair Alberto, CEPPAS, Filipe, GONTIJO, Pedro Ergnaldo et al. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cad. CEDES, 2004, vol.24, no.64, p.257-284. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14199 CARREIRO, Maria Silvia Almeida. Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro. Cad. CEDES, 2003, vol.23, no.60, p.169-178. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

14173 ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cad. CEDES, 2004, vol.24, no.64, p.305-320. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

13363 KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência. Cad. CEDES, 2000, vol.20, no.50, p.41-54. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português

13125 PAULA, Eunice Dias de. A interculturalidade no cotidiano de uma escola indígena. Cad. CEDES, 1999, vol.19, no.49, p.76-91. ISSN 0101-3262.

        · resumo em português | inglês     · texto em português


Página1 de 6 [Primeira]  [Anterior]  [Próxima]  [Última]


© 2004  SciELO
scielo@scielo.org
scielo@scielo.org